Blog-diarices de uma drama queen

Roxy - Established in 08/21/1980

Jornalista não praticante, estudante de Letras, nerd, gremista, portadora do Complexo de Sininho.
Sim: filmes, seriados, café, livros, futebol, sarcasmo, John Cusack, chocolate, pop asiático, tênis, chick lit, meninos que usam óculos, yaoi.
Não: pessoas que escrevem errado de propósito, rock progressivo, filmes do Lars Von Trier, linguística, ônibus lotado, pessoas que se auto-rotulam, dirigir.

Bem Vindo À Casa de Bonecas existe, entre mudanças de nome e layout, desde outubro de 2001.












Outros domínios

:: Refém do Sofá ::
:: This is the story of a girl ::
:: Arquivo Pinklife ::

Last.FM

Blogs Amigos

Chico
Mel
Paulo
Fer
Faber
Luís
Cavinato
Cristiano
Erika
Oct
Will
Angela
Camel
Maurício
Adriana
MOX
Broo
Kamui
Dorval
Bia
Konrad
Valmor
Van
Bruno
Kelnner

Leituras Obrigatórias:

:: asian+nation ::
:: fórum asian+nation ::
:: Television Without Pity ::
:: TV Tattle ::
:: PopWatch ::
:: Uwasa BR ::
:: E! Online ::
:: IMDb ::
:: Fametracker ::

Passado Negro




Fangirl



I'm a Semisonic Fan!

LoVe Fan

Veronica Mars Fan

asian+nation



Powered by Blogger

30.7.06

We're one but we're not the same

Eu detesto generalizações porque elas são injustas. Eu prezo demais a minha individualidade pra ser rotulada e caracterizada da mesma forma que outra pessoa por esse ou aquele traço.

Infelizmente, é assim que a sociedade age.

Generaliza. Rotula.

A nossa própria existência é uma generalização. Somos todos humanos. Teoricamente.

Teoricamente porque eu sei que não sou mais nem menos do que qualquer outra pessoa nesse mundo. Não geneticamente. Não fisiologicamente. Mas ler as notícias de bombardeio no Líbano, ver aquela birra entre o Hezbollah e Israel sacrificar gente que nada mais fez do que estar no lugar errado, na hora errado (e, infelizmente, esse lugar errado era a sua própria casa, vai entender) me leva a acreditar que eu sou mais humana que um animal que pensa que bombardear casas alheias vai fazer alguma diferença.

Assim como eu sei que todos os meus defeitos poderiam me fazer menos humana do que, sei lá, a Madre Teresa de Calcutá, que com certeza tinha bem mais qualidades redentoras e humanitárias do que a maioria, independente de crença ou fé. Muito padre por aí mal levanta o dedo pra qualquer coisa que não seja vinho de missa (quando não é coisa pior).

Qualquer classificação que me dêem é uma generalização porque não dá pra especificar, tipo que eu sou um ser humano "na média", brasileira que não gosta de Carnaval, verão e pagode, gaúcha que nunca viu os Pampas mas adora Porto Alegre... Deu pra entender, né?

Uma classificação da qual eu não escapo (e não por falta de aviso) é de ser gremista. Pra quem não gosta e não entende (e a maioria dos meus amigos realmente não entende), ser gremista não é uma escolha, não é um capricho. É uma parte de mim que eu não consigo desassociar. Por mais "não-ativa" que eu seja (faz 10 anos que eu não ponho o pé num estádio pra ver jogo - o treino da Seleção Argentina não conta), eu ainda sou acima de muitas coisas, gremista.

Posso não saber a escalação do time de cor (como se todo mundo conseguisse acompanhar). Mas vejo, ou ouço, quase todos os jogos, dentro da minha disponibilidade, e meu corpo reage às vitórias e derrotas como se fossem vitórias e derrotas pessoas.

Eu *FISICAMENTE SINTO DOR* quando o Grêmio perde.

E poucas vezes eu senti uma euforia igual à que eu senti em cada um dos títulos que eu vi meu time ganhar (incluindo aquele malfadado jogo nos Aflitos ano passado, em que eu já tinha jurado que nunca mais ia torcer praquela porcaria de time, esquecendo a promessa no segundo em que o Galatto pegou o pênalti).

Eu amo futebol e sei o quanto paixão e irracionalidade podem causar problemas, erros de juízo.

Mas também sei que por amar tanto o futebol, e o Grêmio, a vergonha que eu sinto nesse momento é acima de qualquer palavra.

E nessas horas é que minha aversão à generalizações fica mais forte, porque eu queria tanto que amanhã eu não tivesse que ouvir que "gremistas são marginais" e que "gremistas só sabem bater".

Mas parece que tem gente que acha que generalizar é uma ótima maneira de esconder a cara na hora de fazer bobagem.

O que explica o que aconteceu hoje no Beira-Rio. O que explica o que acontece nos estádios, quando as torcidas dão seus lamentáveis shows de violência. O que explica todo e qualquer conflito que pode ser resumido na frase "eu ataquei porque eu não fui com a cara dele", sem levar em conta que, como aquele, existem tantos outros com a mesma cara.

Eu não vou deixar de ser gremista, eu não vou deixar de amar o futebol.

Mas, nessas horas, mais do que nunca, eu gosto de saber que sou única.

(8:01 PM) 2 doll faces


links to this post
Comments:
O mais triste é que não é um evento isolado. *TODOS* os times do Brasil tem torcidas violentas. Eu me lembro que os sãopaulinos vandalizaram a Av. Paulista quando eles foram campeões de alguma coisa(não me lembro o que). Eu sempre fico imaginando o que eles teriam feito se tivesse perdido :(
 
you're not the only one : )

boa parte dos gremistas q eu conheço (e amo) seriam incapazes de virar um penico na rua, que dirá um sanitário inteiro no estádio. mas nessas horas, quem aparece é quem faz dessas, né?
 
Postar um comentário